Rodrigo Pimentel - Técnico de Áudio

08-06-2011 10:29

O nosso entrevistado desta semana vai abordar como temática principal o "som do carnaval paulistano no Anhembi"

O Programa No Mundo do Samba entrevistou o conceituado técnico de áudio Rodrigo Pimentel

Paulistano, nascido em 1980 é técnico de Audio Formado no IAV (Instituto de Audio e Vídeo) em 2006, com Treinamentos Adicionais como Audio Designer by Meyer Sound/USA, Sound Reinforcement Seminar/ SynAudCon/USA, Treinamento em Produtos Digidesign/ProTools, Seminário de Microfonação com Ronn Strecher entre outros).Em Estúdio, já gravou faixas e CD/DVD  do Carnaval Paulistano, Bandas e Grupos como Fundo de Quintal, Casa Nossa, Velhas Virgens, Um Trio Jazz, V64 e muitos artistas independentes.Já acompanhou artistas como Leci Brandão (Roadie), Casa Nossa (P.A.) Samprazer (Monitor), Fundo de Quintal (P.A), Banda Época (P.A.)Grooveria Elétroacustica (P.A), além de desenvolver trabalhos de concepção de sistemas e alinhamentos, em Empresas como Vs7, LBV, WR etre outras.

Com vocês, uma entrevista especial com Rodrigo Pimentel

 

1 - Conte pra gente como surgiu a oportunidade de trabalhar com o áudio do carnaval de SP.

Bom Raul, como você já sabe, eu particularmente, venho trabalhando com o áudio de samba enredo desde mais ou menos 2002, gravando sambas concorrentes, já pude gravar e mixar faixas oficiais nos anos em que cada escola foi responsável pela sua própria faixa, até esse último ano aonde realizei a gravação e mixagem do Cd da Superliga. No âmbito do áudio ao vivo, eu trabalhei pelas escolas acompanhando passagens de som e desfiles, pela empresa contratada para sonorizar o Anhembi e neste último ano, juntamente com um companheiro de profissão desde o Fundo de Quintal (grupo que acompanhei fazendo shows pelo Brasil durante um pouco mais de 3 anos) fomos contactados pela Liga para fazer um trabalho um pouco diferenciado, que resumidamente era uma intermediação entre as necessidades das partes envolvidas (escolas e suas alas musicais, Liga, e empresa de som).

 

2 - Qual foi o seu trabalho neste carnaval de 2011 durante os desfiles ? 

O trabalho especificamente foi conferir o caderno técnico elaborado para a contratação da empresa, sugerir modificações e acompanhar o cumprimento dos itens que constavam neste caderno . Posteriormente a isso, ainda fomos a cada escola do grupo especial verificar as particularidades de cada ala musical, ouvir as necessidades, sugestões, críticas, enfim tudo o que fosse possível para tentarmos naquele espaço de tempo melhorar o áudio para as alas musicais. Durante os vinte dias anteriores ao desfile, e as três noites de desfile da Liga estivemos no Anhembi, conferindo o cumprimento do material contratado e levantando dados para a realização de um próximo trabalho. Além, de tentar ao máximo oferecer um suporte que nunca existiu, para as alas musicais.

 

3 - Para a realização deste trabalho, o que foi investido na parte técnica pela organização do evento? 

Raul, olha, não sei lhe precisar em termos de valores, o que posso afirmar é que a Liga buscou o que existia de melhor no mercado em relação a tecnologia de Áudio. Para se ter idéia, são usados cerca de 40 Km de Cabos de Sinal e de energia no Anhembi. Todo o sistema era ligado em forma de "redundância" ou seja havia um, dois ou até três backups  (desde cabos, mesas de mixagem, microfones, geradores, amplificadores) e backups automáticos. Além disso buscou-se uma empresa com equipe profissional, e experiência em grandes eventos (a empresa contratada já fez eventos como posse do Lula em Brasilia, visita do Papa em Aparecida do Norte, reveillon na Av. Paulista, concertos de orquestras sinfônicas no Brasil)

 

4 - Para este trabalho, foi necessária a composição de uma equipe. Este time foi composto por quantos membros? Quais as funções de cada um. 

Sim, estavamos em quatro pessoas, onde dividimos todas as funções, nas quais foram: ir no galpão da empresa para conferir o material que seria utilizado no Anhembi; visitar as quadras das escolas e efetuar um bate papo com os responsáveis pelas alas musicais; acompanhar a montagem do equipamento, ensaios técnicos e finalmente o desfile. Além de toda equipe de funcionários da empresa contratada para a sonorização (cerca de cem profissionais).

 
5 - Não foi a primeira vez que você trabalhou com áudio na avenida. Conte pra gente um pouco de seus trabalhos anteriores.

Eu já efetuei esse trabalho de acompanhamento de alas musicais em anos anteriores;em algumas escolas com os intérpretes (Carlos Jr. nos anos em que ele esteve no Vai-Vai/Darlan no Rosas de Ouro e Fred Vianna no Tucuruvi), e no ano passado iniciei o trabalho pela empresa contratada Tukasom, mas por conta de um acidente que sofri, tive que me recuperar, não conseguindo participar efetivamente até o final do trabalho.

 
6 - Em relação a avanços, o que você pode nos dizer sobre as melhorias da sonorização no Anhembi na última década? O que falta, na sua opinião para atingir um nível de aprovação maior entre os sambistas e expectadores?

Olha Raul, os avanços, em qualquer área da técnologia são constantes, a cada ano, a cada dia, sai um computador novo, uma nova caixa de som, uma nova mesa de mixagem enfim. A Liga, nos últimos anos, vem se preocupando em obter o melhor nível possível de trabalho no Anhembi. Temos sempre que aceitar, que sonorizar um espaço de tantos metros (quase seiscentos metros) ao ar livre, durante um longo espaço de tempo é um desafio, que não é imune à falhas (o que tentamos e diminuir ao máximo o numero de falhas e o tempo que essas falhas perdurem).Inclusive, profissionais do áudio de outros países não acreditam ser possível a realização desse tipo de sonorização e vem aqui visitar pra ver de perto como funciona, além do tamanho, temos variáveis como a condição climática, o movimento da maior fonte sonora (bateria)  entre outras. Mas voltando ao assunto, do que na minha opnião poderia ser melhorado, acho que o Anhembi, necessita de modificações na estrutura da disposição das caixas de som, um controle rigido de transmissão de rádio frequência, coisas que a Liga, por parte dela está buscando solucionar, mas envolve um trabalho conjunto com a Rede Globo e Prefeitura.

 
7 - Por que o áudio do Anhembi é diferente do áudio que o telespectador acompanha pela transmissão da Globo?

Explicando rapidamente o que acontece com o áudio no Anhembi:

Temos um ponto aonde está ocorrendo a "Fonte" sonora, vamos assim chamar que é a Bateria juntamente com o Carro de Som, a partir desse Ponto é retirado um Sinal de cada Fonte (microfones, instrumentos de harmonia e instrumentos de bateria) e individualmente transmitidos para alguns diferentes Locais:

1 - Carro de Som (que é o retorno do Músico/Bateria).

2 - Concentração (é uma mixagem feita para atingir a área que o componente está chegando na avenida, com a váriavel de em um momento a bateria e o carro estarem nesse ambiente, e depois não estarem mais.

3 - Avenida (é uma outra mixagem feita para atingir a Pista/Arquibancadas) que também tem a variável da bateria/carro estarem se movimentando, alterando a cada momento o tempo de correção dos delays na avenida.

4 - Rede Globo (Que recebe os sinais individuais, soma mais alguns microfones que eles usam deles) e faz à mixagem com profissionais contratados por eles.

Então em cada um desses pontos, temos uma mesa de mixagem, um profissional diferente, variáveis diferentes e a diferença provém disso. Mas como sugestão nossa, a Liga, já está tentando alterar isso.

 

8 - Qual a principal mudança na captação do áudio aplicada neste carnaval 2011 em relação a anos anteriores?

A principal mudança foi a adição dos microfones para a captação da bateria e a conversa com os mestres para tentar adequar o melhor lugar para que conseguissemos captar o melhor áudio possível. Destaque também para alguns ajustes no recuo da bateria aonde efetuamos algumas modificações acústicas para minimizar problemas com delay/eco que havia no local e alteração da forma de mudança dos tempos de delay durante a passagem do carro de som/bateria na avenida.

 
9 - O som do Anhembi sempre foi considerado problemático para muitos intérpretes e para grande parte do público. Qual seria a saída para o carnaval paulistano ter um áudio de qualidade?

Em minha opnião, como já falei, é um desafio gigante, uma área grande, descoberta, reverberante. Além de ter a questão do gosto pessoal (na nossa profissão costumamos brincar, que de Técnico de Futebol e de Áudio todo brasileiro tem um pouco!!!!). Porém, para minimizar problemas, acho que o primeiro passo é um novo projeto de alocação das caixas de som no anhembi.

 
10 - O conteúdo gerado por vocês é gravado? O que é feito com os áudios dos sambas das escolas, tanto dos ensaios técnicos como dos desfiles?

Hoje o conteúdo já é gravado, em forma experimental a Liga tem o objetivo de no(s) próximo(s) anos poder lançar um cd com o áudio ao vivo.

 
11 - Desde quando você desempenha esta função de técnico de áudio?

Olha Raul, precisamente não sei te dizer desde quando. Comecei com o áudio por influência do meu pai, que é músico e sempre quis que eu fosse também, mas ao invés de aprender a tocar eu gostava de desmontar os instrumentos e amplificadores pra ver como funcionava  e aos poucos isso foi se tornando uma profissão, até que um dia de vez, deixei minha profissão por formação (Sou formado em Ciências Contábeis, era auditor de uma grande rede locadora de veículos do Brasil) e fui estudar e trabalhar com áudio (Passei Pelo IAV- o principal centro de aprendizado Nacional de Audio, realizei treinamentos com Engenheiros do Exterior -Meyer Sound/SynAudCon , e participo Ativamente da AES- Audio Engineering Society desde 2006), durante esse tempo eu pude trabalhar em estúdio e Ao Vivo e cada dia procuro aprender um pouco mais.

 
12 - Em média, quantos sambas de enredo você grava por ano em seu estúdio.

Olha Raul, atualmente em média sessenta sambas enredos. Já gravei mais, porém ultimamente tenho que dividir o tempo do estúdio com a estrada e outros trabalhos que faço no áudio extra estúdio, então tento o máximo possível conciliar a agenda de todas atividades.

 
13 - Quanto tempo em média leva-se para produzir um samba enredo com condição de disputar um concurso de eliminatórias de samba enredo em uma escola de samba de ponta do carnaval paulistano e qual o custo médio que este compositor irá ter com uma gravação de qualidade?

Uma gravação "de Ponta" começa com músicos, arranjadores e intérpretes de ponta, então, levando tudo isso em consideração ( Gravação, Edição e Mixagem) uma média de catorze horas para se fazer um trabalho com o nível de qualidade máximo. Hoje, o custo fica envolvendo, músicos, estúdio, mixagem uma quantia de R$ 1.200 (hum mil e duzentos reais) .

 
14 - Qual a sua opinião em relação a qualidade e o estilo de sambas de enredo da atualidade?

Raul, eu como um entusiasta do Carnaval Paulista, acho que temos encontrados sambas de um nível bacana nas agremiações. Sambas que eu particularmente posso citar que gosto e acho que ficarão na memória, pelo menos ficaram na minha (Mar de Rosas- Rosas de Ouro, Jõao Carlos Martins-VaiVai, Espelho-Mocidade) entre tantos outros que eu poderia citar aqui.

 

15 - Certamente você tem muitas histórias para contar. Conte pra gente alguma situação inusitada que aconteceu nos bastidores de alguma gravação de samba concorrente em seu estúdio.

Bom, uma curiosíssima, gravei um cd comemorativo de uma escola e quase ao término de 3 dias de trabalho eu fiz alguma coisa errada e apaguei tudo que eu havia gravado,me bateu um desespero que eu pensei em fugir do Brasil, fiquei realmente em pânico no fim liguei para os músicos, o intérprete, o produtor e passamos mais 2 dias e noites virados pra finalizar tudo isso no prazo, até hoje o pessoal que participou disso, sempre lembra!!!!

 

16 - Qual samba gravado em seu estúdio que foi para a avenida e que você considera inesquecível?Explique.

A Raul, eu por ser Rosas de Ouro de coração, todos os do Rosas de Ouro que gravam aqui e vão para a avenida tem um gosto especial (e por uma obra do acaso desde 2006 venho gravando o Samba Campeão da Rosas de Ouro !!!! 2006/2007 da parceria do Silas, 2008 da parceria do Marcelo Casa Nossa e de 2009/2010/2011 da parceria do Aquiles). Então, eu já sei que do coração eu não vou morrer!!!!

 
17 - No ano passado, tivemos duas gravações oficiais dos sambas. Um gravação feita pela LIGA e outra pela SUPERLIGA, ambas em CD E DVD.Qual a sua opinião sobre o formato e resultado da gravação destes trabalhos?

Raul, é polêmico, uns amam e outros odeiam. Acho que é um formato atual e não tem como fugir, o DVD é a mídia da atualidade. Acho que é necessário ajustes para esse ano e a continuidade no trabalho. É o que eu costumo dizer em minha área de trabalho, precisamos sempre buscar o melhor, mas tenho plena consciência que é impossível não sofrer críticas e agradar a todo mundo, porém acho que com a unificação em uma única Entidade, estaremos no caminho da atualidade buscando sempre a realização de um trabalho de qualidade.