"Que fique bem claro"

13-05-2011 01:46

13/05/2011

 

Olá Gente Bamba do Samba, tudo certo?

Logo após o carnaval tive em mente a "vontade" de fazer algo em prol do "Quesito Bateria".Tive e tenho a intenção de fazer um "simpósio" para se falar e debater tudo a respeito deste "complicado" quesito. Digo complicado, porque todos sabem o quanto é complicado se julgar uma bateria...

Como tirar pontos deste quesito?

A bateria como todos dizem é REALMENTE o coração de uma agremiação, se o coração vai mal, teoricamente, todo o "entorno" deverá estar mal também.  

Todos os quesitos inclusive a Bateria já entram com a “NOTA 10”, dai durante o desfile é que perdem pontos, mas neste carnaval de 2011, quase todas as baterias de São Paulo tiveram "penalidades", para ser mais exato, 11 baterias segundo as "justificativas" tiveram

problemas e foram penalizadas. Coincidência ou não, a maioria com  problemas no naipe de ganzá ou chocalhos. Será que realmente todas tiveram este problema, será que todos que foram "penalizados" tiveram problemas neste "naipe”? 

Quero que fique BEM CLARO que não estou aqui questionando as notas dadas pelos jurados, o que quero é entender, para que possamos, "nós" (quem perdeu pontos) acharmos meios de "acertar" os naipes para o próximo carnaval, não é ?

Também vi algumas justificativas sobre "equalização" (ou afinação), dai a história é muito mais abrangente, pois quando se diz "equalização ou afinação" vem também o "gosto pessoal", como podemos falar ou questionar uma "equalização" de uma bateria ?

Eu em particular gosto de uma bateria mais "leve", dai subo a afinação e "equalizo" os naipes de surdo para se ter esta "sensação" de leveza, porém algumas baterias já são ao contrário, são mais "pesadas", mas não confundam “pesada” com quantidade de surdo, essa sensação de "peso", pode-se facilmente ser alcançada com uma também "equalização", logo falar em "equalização ou afinação" é extremamente complicado.

 Por isso penso em fazer este "Simpósio" do Quesito Bateria, para que possamos definir alguns "itens" que possam servir como "base" na hora do "julgamento".

É muito difícil de entender este quesito, não basta apenas ser jurado. Acho que os jurados precisam ter um pouco mais de "material" para poder julgar e até "penalizar" as baterias.

 

Fica aqui esta "idéia", espero ser compreendido e não polêmico.

 

Abraço a todos...até a nossa próxima coluna aqui no site do Programa No Mundo do Samba

 

Mestre Tornado

13/05/2011