Do que falam os enredos hoje?

24-02-2011 10:58

Grandes enredos já fizeram Escolas de Samba campeãs de muitos carnavais. São por meio de enredos que ficamos sabendo coisas e fatos muito interessantes. Também nos dão a oportunidade de conhecermos muitas histórias que, se não fossem contadas pelos sambistas na avenida, certamente não seriam conhecidas pelo publico.

Quantas homenagens já foram prestadas a personalidades do mundo da música, da arte, da ciência, da literatura e de tantas outras áreas, onde o samba contou as suas histórias. Se não fossem lembrados pelo mundo do samba, suas existências passariam despercebidas.

Ah!, como é bom lembrar dos enredos feitos em homenagens a Noel Rosa, Jorge Amado, Paulo Vanzolini, aos palhaços Arrelia, Piolin, ao polêmico Plínio Marcos, a cantora Ângela Maria, ao poeta Solano Trindade, e tantos outros que nos fogem da memória nesse momento.

Quantos enredos tornaram-se documentários da nossa história, como os apresentados na passarela do samba no ano 2.000, quando foi aberto o livro da História do Brasil, e folheadas páginas e páginas, relatando todos os acontecimentos vividos pelo povo brasileiro em diversas épocas.

Pode-se dizer que foi a maior homenagem que o Brasil recebeu, oferecida pelos sambistas de todas as Escolas de Samba, pois cada uma ficou encarregada de desenvolver um determinado período da historia de uma forma alegre, vibrante e emocionante. E assim foi feito.

Esses fatos todos os anos são demonstrados na passarela do samba. São histórias de tribos indígenas que viveram e ainda vivem em nosso país, do nascimento de cidades, de costumes culturais de outros países, cujos povos aqui chegaram para ficar e colonizar. São histórias das grandes descobertas cientificas e industriais, graças as quais o Brasil cresceu.

Também temos enredos que contam acontecimentos do momento, às vezes até em forma de sátira. São enfocados artistas que estão fazendo sucesso no momento, como cantores, cômicos e atores. Também políticos são criticados pelos seus atos, ou são focalizados momentos emotivos do futebol. 

A forma como os sambistas apresentam seus enredos, cantando, sambando, gesticulando, faz com que o publico presente entenda de uma forma fácil aquilo a que ele está assistindo.

É realmente um magnífico espetáculo.

É um grande teatro, com uma encenação maravilhosa, apresentando histórias fantásticas, nas quais os grandes artistas são os sambistas. São pessoas que passam o ano todo trabalhando em suas comunidades, dedicando-se num esforço comunitário, para atingir uma meta sonhada e esperada, que será uma única apresentação, de 60 ou 70 minutos, ao publico nesse teatro grandioso chamado passarela do samba.

Com essa motivação fecham-se as cortinas de mais uma peça teatral desenvolvida em diversos atos pelas Escolas de Samba, já pensando, porém, no próximo ano. quando voltarão a abrir as cortinas para mais um grande espetáculo, como não existe em lugar nenhum no mundo.

Nós brasileiros nos orgulhamos muito por poder viver em um país, em que de norte a sul, de leste a oeste, é festejado o período carnavalesco, no qual cada estado tem sua peculiaridade, comemorando o tão esperado Carnaval.