A Fábrica dos Sonhos a todo vapor...É Carnaval !!!

30-01-2011 16:11

Agora a engrenagem que movimenta a fábrica dos sonhos dos sambistas preparando o carnaval está a todo vapor.
Desde o primeiro semestre vem sendo montado o grande trabalho para o próximo carnaval, que começa com a escolha do enredo. Este deve  ser aprovado pela Diretoria.
Trata-se de um trabalho difícil por diversas razões. Para a sua aprovação, há que se levar em conta a existência de condições financeiras para a sua realização e a escolha do carnavalesco, que deverá ser uma pessoa responsável, com experiência de avenida e de revelada dedicação à escola. É dele a responsabilidade dos desenhos e a criação das fantasias e alegorias. Até então tudo está no papel: enredo, figurinos e desenhos das alegorias.Então começa a grande engrenagem a se movimentar, suavemente... devagarzinho... Estão sendo confeccionados os pilotos das fantasias. A escolha por tecidos, por enfeites, enfim pelos pequenos detalhes que vão engrandecer as fantasias que até então só estavam desenhadas no papel.                   

Mas no samba nada se faz sem o som da bateria. Portando, enquanto
as máquinas de costura esquentam os seus motores, transformando tecidos em fantasias, a bateria desenvolve o seu papel, acompanhando os compositores a defender seus sambas enredos.

E os meses vão correndo, o samba esquentando, as disputas chegando ao fim, com grandes festas de finais de sambas enredos. É o óleo que estava faltando para que essa engrenagem comece a girar mais rápida.

A criatividade dos carnavalescos já pode ser sentida nas apresentações dos pilotos. Geralmente as Escolas preparam um dia especial para essas apresentações, com muito gramour, para as quais são convidadas pessoas importantes que apoiam as Escolas, recebidas com um excelente coquetel.

Os carnavalescos descrevem as fantasias, segundo o que cada uma  representa dentro do enredo. Para eles são momentos de expectativa e muita tensão, pois sentirão na reação do público presente se o seu trabalho agradou ou não. É muita emoção. É como se estivessem fazendo um vestibular, esperando ansiosos pela nota final.

As grandes Escolas procuram contratar carnavalescos do Rio de Janeiro, por terem eles trabalhos realizados em Escolas de prestigio, tornando-se com isso famosos.

Já é hora, porém, de as Escolas de Samba começarem a prestar mais atenção nos inúmeros novos carnavalescos paulistas, que estão colaborando com trabalhos em pequenas Escolas. Se pudéssemos dar oportunidade a esses carnavalescos, iríamos descobrir grandes talentos. Se hoje conseguem executar trabalhos muito bons com poucos recursos, se tiverem oportunidade de explorar mais os seus talentos também teríamos aqui, em São Paulo, grandes carnavalescos. É só questão de oportunidade. 
E a grande engrenagem que representa a fábrica dos sonhos dos sambistas já está a todo vapor, executando em cada setor todo o trabalho, com os olhos voltados sempre para a frente, contando os dias para que chegue a hora de mostrar esse trabalho que foi realizado com muito esforço, carinho e amor.

Vamos dar todo o apoio necessário aos executores e organizadores desse maravilhoso evento chamado Carnaval.