A chuva ataca novamente

26-01-2011 01:27

A chuva ataca novamente

Fechei o último post falando sobre o projeto “Fábricas de Sonhos”, a cidade do samba paulistana, que, ao que tudo indica, será entregue em 2012. O último domingo (23) deu uma prova da urgência dessa iniciativa perante a grandeza do carnaval paulistano. O temporal do fim da noite destruiu o barracão da Torcida Jovem dos Santos, na região do rio Aricanduva.

A escola, que desfila pela primeira vez no grupo de acesso, perdeu quase todo o trabalho que já estava pronto para a avenida, o que inclui um carro alegórico já embalado e quatro alas completas (foto). Os prejuízos não param por aí. A agremiação perdeu material para confecção dos adereços, madeiras e instrumentos da bateria.

Esta não é a primeira vez que uma escola perde tudo perto do Carnaval. Lembro no ano passado quando a água da chuva invadiu o barracão da Pérola Negra, na Vila Leopoldina. A situação de destruição foi semelhante, com a desvantagem da escola estar no grupo especial. Ou vantagem, por ser um grupo onde as agremiações recebem mais dinheiro.

Mas o que ficou de ensinamento para mim foi a solução encontrada pelo carnavalesco André Machado. O terceiro carro foi feito com retalhos de tecidos que puderam ser aproveitados depois da enchente. A alegoria não só foi surpreendente pela sua história, mas foi a mais bonita da escola na avenida.

Exemplos como esse me fazem crer que a Jovem não terá problemas para por seu carnaval na rua. Com a ajuda da comunidade e a criatividade da equipe de barracão, o problema será superado. Fica aqui a minha torcida.