Abrindo as portas para um mundo de Ego e Vaidades, onde o trabalho é árduo e todos lutam em busca da VITÓRIA

26-01-2011 01:33

Na corte de um rei, de um mundo de ilusões e de fantasias, a ordem primordial era viver intensamente em prol da alegria, viver em festa e comemoração o tempo todo com o povo unido, sem distinção alguma. 

De repente, esse rei foi surpreendido por uma disputa, que lhe causava certo espanto. Seu povoado se dividiu em grupos, construindo muros que os distanciava, separando o povo em 03 grupos distintos, mas muito parecidos entre si.

O primeiro grupo nomeou-se “EGO”, desde então a alegria dos que pertenciam a este grupo, se baseavam na experiência que cada um de seus indivíduos tinha. Tão logo uma alegria individualizada.

O Segundo grupo nomeou-se “VAIDADES”, neste, tudo era em vão, instável e a alegria durava por pouquíssimo tempo. Pois todos os indivíduos desse grupo sentiam desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros, vangloriar-se, e ostentar sua alegria perante aos outros, tão logo, ninguém se entendia.

O Terceiro grupo chamava-se “TRABALHO”, nele todos os membros se exercitavam para conseguir manter a alegria, que antes era obtido através do convívio entre todos do povoado.  Todos neste grupo tinham uma ocupação em alguma obra , e se esforçavam ao máximo na feitura de toda e qualquer obra que proporcionasse o bem estar a todos.

O rei enfurecido por ver seu povoado dividido, e tão logo não progredindo pelo fato de não conviverem bem com suas diferentes opiniões, decidiu unir os três grupos em na praça do palácio, onde havia um grupo de arqueiros em um canto e uma gigantesca ponte do outro, onde não se podia saber onde daria.

Na praça ele os fazia ficar em círculo, e então lhes dizia:

- Vocês podem escolher: morrer flechados por meus arqueiros ou atravessarem por aquela ponte.

Alguns membros dos grupos de “EGO” e “VAIDADES”, com medo do que encontrariam do outro lado da ponte, com medo de perder sua individualidade ou não poderem mais ostentar orgulhosos suas qualidades, escolheram ser mortos pelos arqueiros.

Ao término da reunião, após todos os membros do grupo “TRABALHO” terem optado por atravessar a ponte, o último deles que por muito tempo servira o rei, disse: Senhor posso lhe fazer uma pergunta?

- Diga meu caro.

- O que há por trás da assustadora ponte?

- Vá e veja, disse o rei!

Esse membro então atravessou cautelosamente a gigantesca  ponte e então percebe que a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, até que descobre que essa ponte os conduziria a um caminho que sairia rumo ao sucesso. Mas que na maioria das vezes os únicos que tinham coragem de atravessar essa ponte eram as pessoas com vocação ao trabalho.

Tomando-se por base o significado real de cada uma dessas palavras,

Por mais fictício que seja o ego, sendo a visão que cada um de nós faz de si mesmo, o ego é a realidade de cada um. E mesmo correndo o risco de estar enganado, arrisco dizer que no cenário do carnaval, a vaidade fala muito mais alto que o ego por ser assumidamente ilusória, tão quanto o mundo mágico do carnaval.
A vaidade é capaz de levar, um mendigo a vasculhar uma lata de lixo em busca de adereços para sua cabeça e pescoço ao invés de algo para comer.

Mas, o único caminho que nos leva ao sucesso  nesse mundo de sonhos e ilusões é o TRABALHO. Neste caminho, encontramos muitas dificuldades, muitos obstáculos, desafios que parecem que jamais serão superados. Muitas vezes o medo do desconhecido nos corrói.

Não há receita para o sucesso ou para a felicidade, mas existe a certeza de que unidos temos menos medo de errar, somamos nossas bagagens nessa vida, conseguimos nos equilibrar quando um de nossos companheiros tropeçar e sem dúvida nenhuma, muitas cabeças pensando juntas têm muito mais tendência a CRIATIVIDADE, pra dar vida a esse mundo mágico chamado CARNAVAL.

Com esse texto, deixo abertas as portas, da minha coluna no do site do PROGRAMA RAUL MACHADO NO MUNDO DO SAMBA, pois nesse palácio, de fato não há distinção alguma, o foco é o trabalho e a união e o melhor de tudo, apesar de virtual, vivemos no mundo REAL.

Onde  toda nossa atenção é voltada para levar informação, alegria e entretenimento a você.

Abraço a todos, e FORÇA SEMPRE!!! 

Fábio Rocha